sábado, 20 de junho de 2009

Início da Maior Aventura da Minha Vida...


Com vontade de vos vir contar as pequenas descobertas que vou fazendo nesta minha nova experiência, mas ao mesmo tempo entre as dores da minha "recuperação" que tem sido muito lenta... A sutura infectou e tenho tido sempre muitas dores e passo os dias a correr para o hospital ou centro de saúde para fazer pensos, observação, ...

Há sempre muitas dúvidas que me vão chegando, mas logo ligo a uma amiga e a outra e outra que me dão o seu apoio.

O Santiago já se habitou a andar ao colo e estar sempre acompanhado que já não consigo deixá-lo sozinho no quarto e dentro do berço, por isso dorme grandes folgas na espreguiçadeira.

Hoje, não sei se por causa do calor, está dificil dormir e pouco pega na mama. Estou com receio que o meu leite não o deixe satisfeito porque me parece que está sempre à procura de mamar. Como posso perceber isso????? E água, quando devo começar a dar, em que quantidade???

5 comentários:

  1. pela experiencia que tenho so se deve dar agua quando esta muito calor ou se eles bebem leite de formula.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga, no outro dia n consegui mm visitar-te. Mas 2.ª vou ai, ver se dá. Qt ao q perguntas, eu amamentei mt pouco, mas se ele n chora depois de mamar é pq o teu leite deve ser suficiente. N te preocupes. A minha mamava horas seguidas e nunca estava satisfeita. assim q dei formula passou. Sempre achei o meu leite uma treta...nem chegava a ser branco ou amarelo, parecia uma agua suja. ERnfim. Qt a agua, a doutrina divide-se mas eu acho q dar agua entre mamadas c o calor q está n faz mal algum.

    ResponderEliminar
  3. Calma...
    O meu mamava de duas em duas horas e outras vezes de hora a hora! Era um mamão! Ainda hoje é! ( tem 15 meses, lol)
    Em relação à água não é necessário, a nossa mama tem água suficiente.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Parabéns!! Tens um bebé lindo!
    Não precisas de dar água antes dos 6 meses, enquanto for amamentado em exclusivo. Se fizer muito calor, dás de mamar mais vezes (o leite materno tem uma boa percentagem de água também).

    Quanto a saberes se é suficiente: deves amamentar "a pedido", sem horário, sempre que o bebé der sinal (virar a cara à procura, fizer movimentos de sucção com a boca, chuchar nos dedos) não deves deixar chorar, isso é sinal de que estava com fome à algum tempo, nem deves deixar passar mais do que 3/4 horas sem dar de mamar (pelo menos até recuperar o peso do nascimento).
    É normal que nos primeiros tempos passem grande parte do tempo em que estão acordados a mamar.

    Se o bebé aumentar bem de peso, estiver bem disposto a maior parte do tempo, molhar pelo menos 6 fraldas por dia e fizer fazes moles amareladas e frequentes é porque está bem.

    Se precisares de ajuda podes contactar-me.

    Bjs e tudo a correr bem

    ResponderEliminar
  5. Olá! Tem calma. Tens um filho lindo!Parabéns .Na maternidade Alfredo da costa uma enfermeira disse-me que na altura do calor é bom dar água aos bébés. Fervida claro ou eu dava evian para bebés . Uma nova água para fazer biberons e afins.
    Beijocas kerida

    ResponderEliminar