sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval, o que é isso? Come-se?


Mais uma época festiva. Chega a euforia, os cortejos carnavalescos pelas ruas de muitas terreolas deste pequeno país "à beira mar plantado". Nos fatos que vestem vão recriando o dia a dia do povo: as figuras públicas das revistas cor de rosa, as personagens dos desenhos animados da moda e o que parece que mais gostam de apresentar, são as sátiras aos nossos governantes, ou melhor, aos desgovernados. E quase que aposto que este ano o tema principal dos carnavais de norte a sul do país, chama-se...CRISE.

Sexta à noite, acabei de chegar da minha festa, aquela que brinda sempre à boa e velha amizade...Juntei-me com umas amigas e lá fomos jantar a uma típica taberna da minha cidade, transformada numa galeria, a do desassossego. Pratos do mundo, calham sempre bem à boa mesa alentejana, conversas do ontem, lembranças de outros tempos... A seguir, e ainda na sobremesa, entram as velhas, As Beatas às Traças. É sempre gratificante ver que nesta terra ainda alguma coisa acontece, A sala (de jantar) enche-se de gente que vem para assistir a meia dúzia de velhas gaiteiras aos berros ensurdecedores.

No final, volto para casa porque a barriga já não permite grandes aventuras!

"Destrajados" como se diz na minha terra, nem vê-los, aqui o Carnaval passa mesmo ao lado... A malta quer mesmo é comer e o resto é conversa...

1 comentário: